Pular para o conteúdo principal

Civilizações Hidráulicas: Egito e Mesopotâmia

Civilização é um termo muito utilizado em história, significando a cultura (contribuição material e imaterial de um povo para a humanidade) produzida por uma sociedade em um determinado tempo e espaço

As primeiras civilizações que a humanidade tem notícia surgiram em torno de grandes rios, ficando por isso conhecidas como civilizações hidráulicas.

A formação dessas primeiras cidades e civilizações ocorreu por um motivo principal: quando os povos nômades se sedentarizaram, preferiram regiões de solos férteis e com abundância de fontes de água, onde pudessem com mais facilidade desenvolver a agricultura e criar seus rebanhos. Com o tempo houve o aumento da população e as relações sociais ficaram mais complexas, surgindo novas funções e hierarquias sociais, dando origem às cidades e estados.

Os principais exemplos dessas civilizações são as que surgiram em torno da região conhecida como Crescente Fértil. Essa região, entre os rios Tigre e Eufrates e o Rio Nilo, tem esse nome por ter o formato parecido com uma lua crescente e ser rica em recursos naturais.

As cidades egípcias se desenvolveram em torno do Rio Nilo, aproveitando-se da fertilidade proporcionada pelas freqüentes cheias desse rio. É comum, ao estudarmos esse assunto, nos depararmos com a frase do historiador grego Heródoto: “O Egito é uma dádiva (presente) do Nilo”, atribuindo o sucesso dessa civilização somente aos recursos naturais. No entanto, embora o Rio tenha tido uma importância inegável, devemos reconhecer a contribuição do povo egípcio, que soube observar a natureza, controlá-la e usá-la a seu favor, desenvolvendo técnicas de irrigação e barragens, além da matemática e geometria e da astronomia.

Também não podemos nos esquecer das civilizações Mesopotâmicas, que se desenvolveram nas proximidades de dois grande rios, o Tigre e o Eufrates. Aliás, o próprio nome Mesopotâmia significa, em grego “terra entre rios”. Às margens desses rios se desenvolveram importantes cidades estados, autônomas em alguns períodos e parte de impérios em outros, que tiveram grande importância na história, tais como os Sumérios, Acádios, Assírios, Babilônios entre outros, responsáveis pelas descobertas da escrita, dos números, da roda e de várias outras importantes invenções.

Essas civilizações conviveram, confrontaram-se e trocaram conhecimento, influenciando os povos vizinhos e deixando importantes contribuições para a humanidade.



Comentários

  1. todo explicação que eu havia esquecido do meu professor esta aqui ..

    ResponderExcluir
  2. Será muito interessante se você também explicar sobre a economia, a extração de excedentes, e a escravidão nas cicilizações hidráulicas

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que vc postasse o mapa atual com o nome dos países dessa região.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Muito apropriado este blog. Parabéns e tenho certeza que poderá ajudar muito a seus alunos.

    Sínteses expositivas como essas nos ajudam a resgatar detalhes detalhes esquecidos na superfície de assuntos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. adoreei blog thanks ajudou muito.. :)

    ResponderExcluir
  6. --'essa pagina me ajudo muito num trabalho

    ResponderExcluir
  7. maneiro po isso q e um torresmo d verdade

    ResponderExcluir
  8. Adorei tudo esplicado e agora vou consigui faser o meu trabalho
    valeu pessual que fez esse saite

    ResponderExcluir
  9. coresão da frase de um Burro(a) Adorei tudo explicado e agora vou consiguir faser o meu trabalho
    valeu pessoal que fez esse site

    ResponderExcluir
  10. vamos corrigir o asno q quis corrigir o burro ADOREI TUDO EXPLICADO E AGORA VOU CONSEGUIR FAZER O MEU TRABALHO
    VALEU PESSOAL QUE FEZ ESSE SITE

    ResponderExcluir
  11. como voces fazem uma maquete e gostaria de ver uma maquete quem ler isso postam uma foto

    ResponderExcluir
  12. Ótima explicação, amei, parabéns de verdade :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário